TRABALHOS


        Lista de Trabalhos Aceitos (com datas e horários das apresentações)


NORMAS PARA ELABORAÇÃO DOS RESUMOS EXPANDIDOS

O resumo expandido deverá ser digitado conforme modelo específico (Modelo para Elaboração do Resumo Expandido). Após a elaboração do resumo expandido, o mesmo deverá ser convertido em formato PDF. Recomendamos atenção para o tamanho máximo de 500 KB para o arquivo em PDF e solicitamos que verifiquem, após conversão do arquivo para formato PDF, se a configuração do texto foi mantida, principalmente fórmulas e número de páginas.

Serão aceitos até dois trabalhos por autor e até oito autores por trabalho.

O autor apresentador deverá ser identificado como tal, com asterisco, no resumo expandido e no pôster.

O prazo final para submissão dos trabalhos será 22 de outubro de 2015.

Não serão feitas correções após o envio. Portanto, solicitamos o máximo cuidado e atenção na elaboração do texto, tabelas e figuras, pois mesmo pequenas falhas poderão inviabilizar a aceitação do trabalho.

Lembramos que as informações contidas nos resumos são de inteira responsabilidade dos autores.


1 INSTRUÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE RESUMOS EXPANDIDOS

1.1 Escopo: Os resumos submetidos deverão pertencer a uma das subáreas a seguir, sendo a subárea indicada na submissão do trabalho ao Congresso:

APICULTURA E MELIPONICULTURA
FORRAGICULTURA
MELHORAMENTO GENÉTICO E REPRODUÇÃO
NUTRIÇÃO E PRODUÇÃO DE NÃO RUMINANTES
NUTRIÇÃO E PRODUÇÃO DE RUMINANTES

1.2 Originalidade: Trabalhos já publicados em periódicos ou anais de encontros científicos, quer sejam expandidos ou não, não deverão ser encaminhados. Os resumos expandidos aceitos permanecerão com caráter de originalidade para que possam ser publicados na íntegra, em periódicos com corpo editorial.

1.3 Arquivo PDF: Os resumos expandidos em arquivo PDF deverão apresentar, no máximo, três páginas, estando incluso tabelas e figuras. Resumos com número de páginas superior ao estipulado serão recusados. O tamanho máximo do arquivo será de 500 KB. Portanto, os autores devem ter atenção quanto à elaboração de tabelas e figuras usando programas e/ou procedimentos que possam vir a produzir arquivos com capacidade superior ao limite estipulado.

1.4 Idioma: Os resumos expandidos enviados ao X CONGRESSO NORDESTINO DE PRODUÇÃO ANIMAL deverão ser escritos em português. Porém todos os trabalhos deverão conter título, resumo e palavras-chave (Title, Abstract e Keywords) em inglês.

1.5 Convenções, unidades, símbolos, abreviaturas e siglas: Os resumos deverão ser padronizados com códigos de nomenclatura aceitos internacionalmente. Nomes científicos devem ser escritos em itálico. Deverá ser adotado o Sistema Internacional de Unidades (SI) e suas abreviaturas em todo o texto. Não usar pontos em siglas (por exemplo: EUA e não E.U.A). Evitar o uso de abreviações não consagradas e de acrônimos, tais como: “o T3 apresentou desempenho superior ao T2 que por sua vez diferiu do T1 e T4”, pois este tipo de redação é de difícil compreensão para o leitor.

1.6 Tabelas e Figuras: poderão ser incluídos até três elementos gráficos (tabelas e/ou figuras).

1.6.1 Tabelas: As Tabelas deverão ser preparadas utilizando o menu “Tabela” do MSWord, opção Simples 1, com linhas de cor preta e centralizada na página (menu Tabela escolher a opção Tamanho de Célula... Linha centralizado). O texto deverá ser digitado na fonte Times New Roman, normal, tamanho 10. Deixar uma linha em branco antes e depois das tabelas. Digitar o título da tabela na linha imediatamente superior à mesma. Escrever o texto “Tabela 1” (ou Tabela 2) na fonte Times New Roman, normal, tamanho 10. Numerar as tabelas sequencialmente em algarismos arábicos, fazendo sua devida referência no texto anterior. As informações apresentadas na forma de tabela deverão ser apenas aquelas essenciais à compreensão do texto. Abreviações devem ser descritas no título ou no rodapé da tabela, sendo, neste, referenciadas por números sobrescritos, como notas de rodapé. As unidades de medidas devem estar nos cabeçalhos das colunas.

1.6.2 Figuras: Deverão ser incluídas somente quando essenciais à elucidação do texto. Devem ser numeradas sequencialmente, em algarismos arábicos, fazendo-se a sua devida referência no texto anterior. Deverão ser centralizadas na página. Textos internos (por exemplo: legendas) deverão ser escritos na fonte Times New Roman, normal, tamanho 8. 1.6.2.1 Para a elaboração das figuras, sugere-se a utilização do editor de gráficos do Microsoft Word ou do Excel de modo a facilitar a diagramação do texto e não gerar arquivos PDF muito “pesados”.

1.6.2.2 Fotografias ou desenhos deverão estar no formato JPG. Atente para o fato de que fotografias ou desenhos coloridos podem resultar em arquivos mais pesados. 1.6.2.3 Deixar uma linha em branco antes e depois das molduras das figuras. O título da figura virá acima da mesma, respeitando a ABNT NBR 14724:2011 e conterá o texto Figura 1 (ou Figura 2) apenas com a primeira letra em maiúsculo, fonte Times New Roman, normal, tamanho 10.

1.7 Formatação do texto: Formato em papel A4 (210 x 297 mm), Fonte Times New Roman, normal, tamanho 10, espaço simples, margens superior, inferior, direita e esquerda de 2,0; 2,0; 2,0 e 2,5 cm, respectivamente. Pode conter no máximo três páginas. O texto deve ser digitado no modelo específico do evento, de modo que o logotipo do Congresso, na primeira página, possa estar presente no arquivo, após a conversão deste para o formato PDF.


2 ESTRUTURA DO RESUMO EXPANDIDO

2.1 Geral: O resumo deverá ser composto por seções, em negrito, seguindo a ordem: Título, Resumo, Palavras-chave, Title, Abstract, Keywords, Introdução, Material e Métodos, Resultados e Discussão, Conclusões, Agradecimento (opcional) e Referências.

2.2 Título e Title: Devem ser precisos e informativos e conter, no máximo, 250 caracteres (incluindo espaços). Ambos devem ser digitados em negrito e centralizados. Os títulos não devem conter ponto final. Quando necessário, indicar a entidade financiadora da pesquisa como primeira chamada numerada, ao final do título. Deixar uma linha em branco (um espaço) logo abaixo do título.

2.3 Autores: Listar no máximo oito autores. A primeira letra de cada nome/sobrenome deve ser maiúscula. Devem ser listados com o nome completo, na ordem direta. Os nomes dos autores deverão ser separados por vírgula, centralizados e em negrito. Incluir as afiliações, mediante chamadas numeradas sequencialmente, em algarismos arábicos, após o último sobrenome de cada autor. Informar o e-mail somente do primeiro autor do trabalho. Deixar um espaço entre o último nome dos autores e o próximo tópico. O autor apresentador deverá ser identificado por asterisco.

2.4 Afiliações: Devem ser escritas em fonte Times New Roman, normal, tamanho 8. Serão incluídas logo após os autores e deverão obedecer a mesma sequência das chamadas feitas nos nomes dos autores. Poderá conter o respectivo cargo/instituição de cada um dos autores. Incluir uma afiliação por linha, sendo aceitas, no máximo, oito.

2.5 Resumo e Abstract: Cada um deve conter, no máximo, 500 caracteres (incluindo espaços). Redigir o Resumo e Abstract de forma direta e, preferencialmente, no pretérito perfeito. Devem ser informativos, com cerca de 1/3 do texto referindo-se a Introdução e Material e Métodos e os 2/3 restantes a Resultados e Conclusões. Não utilizar equações, citação bibliográfica ou abreviação não definida. O texto deve ser justificado e digitado em parágrafo único e espaço simples começando por Resumo: (ou Abstract:), iniciando junto à margem esquerda.

2.6 Palavras-chave e Keywords: Utilizar no máximo, seis e no mínimo, três, palavras-chaves e keywords. Devem ser apresentadas em ordem alfabética, separadas por vírgulas, no respectivo idioma, após o Resumo e o Abstract. Digitá-las em letras minúsculas, com alinhamento justificado. Não devem conter ponto final. Os termos devem permitir a recuperação do trabalho em banco de dados da área pertinente. Os termos contidos no título não deverão ser citados na lista de palavras-chave e keywords. Deixar um espaço (uma linha em branco) logo após as palavras-chave e keywords.

2.7 Texto principal: Todos os tópicos deverão estar em negrito e centralizados. Não deixar linha separando o título do tópico do texto. Iniciar o texto deixando um recuo de 1,0 cm da margem esquerda. Além disso, devem ser observados os seguintes aspectos:

2.7.1 Introdução: Apresentar um breve histórico do tema, evidenciando o problema que foi pesquisado. Depois de enfatizar os motivos da pesquisa, terminar a seção apresentando os objetivos do pesquisador. Deixar uma linha em branco ao final da Introdução.

2.7.2 Material e Métodos: Apresentar de maneira clara e objetiva as metodologias adotadas no estudo, caracterizar o material estudado e a análise estatística adotada. Deixar uma linha em branco ao final de Material e Métodos.

2.7.3 Resultados e Discussão: Destacar os principais resultados, fazendo chamadas pertinentes para Tabelas ou Figuras. Tabelas e Figuras deverão ser inseridas, sequencialmente, no texto. Quando apropriado, apresentar análise estatística dos dados. Analisar de maneira crítica os resultados ante o conhecimento atual, evitando o excesso de comparações com a literatura. Deixar uma linha em branco após os Resultados e Discussão.

2.7.4 Conclusões: Deverá explicar claramente, sem abreviações, acrônimos ou citações, o que os resultados da pesquisa permitem concluir, utilizando frases curtas, separadas por parágrafos. Esta seção não deve ser confundida com um resumo dos resultados, e deve destacar o progresso e as aplicações que o trabalho proporciona. Deixar uma linha em branco logo após as Conclusões.

2.7.5 Agradecimentos: Tópico optativo e deverá conter os principais agradecimentos. Deixar uma linha em branco logo após os Agradecimentos.

2.7.6 Citações no corpo do texto e referências: As citações de autores devem ser em letras minúsculas quando fazem parte da frase ou em maiúsculas, quando entre parênteses, ambas as formas seguidas do ano da publicação. Quando houver dois autores, usar “e”, se os autores fizerem parte da frase e “;” (ponto-e-vírgula) se os autores não fizerem parte da frase (ou seja, estiverem entre parênteses ao final da frase). Em caso de três autores, os sobrenomes dos três devem ser citados separados por “;”, quando entre parênteses ou “e”, quando incluído na sentença. No caso de mais de três autores, deve ser citado apenas o sobrenome do primeiro autor, seguido de et al. (não itálico). Exemplos:
Autor incluído na frase
... com o modelo proposto por Colombo (2015).
... metodologia descrita por Cabral e Caminha (2010).
Segundo Dumont et al. (2012)...
De acordo com Colombo, Cabral e Caminha (2015)...

Autor não incluído na frase, ou seja, entre parênteses
... os resultados obtidos em estudos sob as mesmas condições (CAMINHA, 2010; CABRAL; CAMINHA, 2011; DUMONT et al., 2012; CAMINHA; CABRAL; COLOMBO, 2014).

Apresentar no máximo, cinco referências, devendo as mesmas serem organizadas em ordem alfabética pelo sobrenome dos autores e contemplar todas as obras citadas no corpo do texto. Deverá ser mencionado o último sobrenome dos autores em caixa alta, seguido de vírgula e das iniciais abreviadas por pontos, sem espaços. Quando houver mais de um autor, seus sobrenomes deverão ser separados por ponto e vírgula. As Referências deverão apresentar espaçamento simples, com alinhamento justificado à esquerda. A separação de uma referência em relação às subsequentes deverá ser feita seguindo o caminho: Parágrafo/espaçamento e selecione: depois seis pontos. Os destaques deverão ser em negrito, e, os nomes científicos, em itálico. Serão adotadas as normas da ABNT (NBR 6023, de agosto de 2002). As referências deverão conter citações de, no mínimo, 70% de artigos publicados nos últimos dez anos, não sendo permitidas referências de livros, anais, internet, teses, dissertações, monografias, exceto quando estritamente necessário e respeitando a exigência de não exceder a 30% do total.


3 OBSERVAÇÃO FINAL

OS TRABALHOS NÃO SERÃO DEVOLVIDOS AOS AUTORES PARA CORREÇÃO. Assim recomendase submeter seus trabalhos à revisão gramatical antes de serem inscritos no X CNPA. Os pareceres da Comissão Científica do X CNPA serão: 1. Aprovado; 2. Reprovado.


NORMAS PARA ELABORAÇÃO E APRESENTAÇÃO DOS PÔSTERES

Para apresentação em pôsteres, devem ser observadas as seguintes recomendações:

  • A data, horário e local para fixação dos pôsteres serão determinados e divulgados com antecedência pela Comissão Científica no site do X CONGRESSO NORDESTINO DE PRODUÇÃO ANIMAL.
  • Os pôsteres deverão ser colocados 15 minutos antes do horário previsto para apresentação e retirados logo após o final da mesma.
  • O autor apresentador do trabalho, identificado por asterisco no pôster, deverá permanecer no local de apresentação durante todo o período previsto para exposição.
  • A área útil máxima do painel para apresentação dos pôsteres será de 0,9 m de largura x 1,20 m de altura.
  • A fonte recomendada para digitação do texto do pôster é ARIAL, em tamanho que permita a leitura a pelo menos 2 m de distância (sugestão: mínimo 28) de modo a facilitar a leitura pelos participantes.
  • Os elementos essenciais são: título, autores, instituições de vinculação, endereço para correspondência e e-mail, introdução, material e métodos, resultados e discussão (recomenda-se a utilização de fotografias, gráficos, tabelas e figuras que facilitem a ilustração), conclusões e literatura citada.
  • Todos os pôsteres devem conter a logomarca do X CNPA 2015.
  • Todo material necessário para fixação dos pôsteres será de responsabilidade do autor apresentador. Sugerimos trazer material colante, como fita adesiva, fita dupla face, tesoura etc.

A Comissão Científica se reserva ao direito de não efetuar nenhuma troca de dia e horário de apresentação.

As informações contidas nos pôsteres são de inteira responsabilidade dos autores dos mesmos.


2015 © Todos os direitos reservados à CNPA. [ GERENCIAL ]
Adaltech